O vírus da Influenza A (H3N2) causou o pior surto de gripe nos Estados Unidos da última década, já está circulando no Brasil , inclusive temos óbitos já confirmados. A gripe é uma doença viral séria, com quadro clínico súbito, caracterizado por febre alta, tosse,calafrios, dor de garganta , dor no corpo e cansaço. A evolução geralmente tem resolução espontânea em 7 dias, embora a tosse, o mal estar e a fadiga possam permanecer por algumas semanas. As complicações mais comuns são pneumonia, sinusite, otite , desidratação e descompensações de doenças preexistentes.
A forma mais eficaz de proteção é a realização anual da vacina. Este ano a Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza se inicia no dia 23 de Abril e vai até o dia 01 de Junho. De uma forma geral o ideal seria a vacinação de todos, mas a campanha do Ministério da Saúde abrange grupos com maior risco de complicações e de maior vulnerabilidade aos efeitos da gripe, tais como:
Crianças de 6 meses a 5 anos
Adultos maiores de 60 anos
Puérperas (até 45 dias pós parto)
Portadores de doenças crônicas como asma, DPOC, diabetes, cardiopatia (com exceção de hipertensão arterial), AVC, nefropatias e hepatopatias
Imunossupressão associada a medicamentos, câncer, HIV
Professores da rede pública e particular
Profissionais da saúde
A vacina da campanha é a trivalente, protege contra 3 tipos de influenza: A (H3N2 e H1N1) e B (Yamagata). Na rede particular encontra-se a vacina tetravalente que protege contra 4 tipos de Influenza (além dos citados, o tipo B Victória).
Importante ressaltar que a vacina não provoca gripe, ela é feita com vírus mortos e atenuados, incapazes de causar a doença. A única contra indicação absoluta é para quem tem alergia severa ao ovo.
Não deixe para última hora, procure orientação com seu pneumologista e vacine-se!
POSTS RELACIONADOS
FUMAR CAUSA DEPENDÊNCIA E MATA
Categoria: Tabagismo
A nicotina, presente em qualquer derivado do tabaco, é considerada uma droga por possuir propriedades psicoativas.
Ler Post