Notícias

Fumar Causa Dependência e Mata

Fumar Causa Dependência e Mata

Fumar Causa Dependência e Mata

Postado Por : Jonathan Fernandez Categoria: Tabagismo

A nicotina, presente em qualquer derivado do tabaco, é considerada uma droga por possuir propriedades psicoativas, pois ao ser inalada produz alteração no sistema nervoso central, trazendo modificação no estado emocional e comportamental do usuário, que pode induzir ao abuso e dependência. O quadro de dependência resulta em tolerância, abstinência e comportamento compulsivo para consumir a droga, estabelecendo-se assim um padrão de autoadministração, caracterizado pela necessidade tanto física quanto psicológica da substância, apesar do conhecimento de seus efeitos prejudiciais à saúde. Considerada uma droga bastante danosa, a nicotina atua no sistema nervoso central como a cocaína, heroína e álcool com uma diferença: leva entre 7 a 19 segundos para chegar ao cérebro. É normal, portanto, que, ao parar de fumar, os primeiros dias sem cigarros sejam os mais difíceis. Porém, as dificuldades tendem a ser menores com o tempo.


Equivocadamente, muitas pessoas acreditam que o tabagista não tem “força de vontade" para parar, “que não deixa de fumar porque não quer". Não é isso. Na verdade, quem fuma sofre de dependência química, ou seja, é alguém que ao tentar deixar de fumar, se defronta com grandes desconfortos físicos e psicológicos que trazem sofrimento e que podem impor a necessidade de várias tentativas, até que finalmente consiga abandonar o tabaco. Entender o que acontece com o tabagista e com suas tentativas de parar de fumar é fundamental para que se possa ter a real dimensão do problema. Portanto, se você quer parar de fumar, comece escolhendo uma data para ser o seu primeiro dia sem cigarro, procure saber quais são suas motivações e saiba que o tratamento pode dobrar as chances de parar de fumar.


O uso de medicamentos tem um papel bem definido no processo de cessação do tabagismo, que é o de minimizar os sintomas da síndrome de abstinência à nicotina, facilitando a abordagem intensiva do tabagista. Medicamentos não devem ser utilizados isoladamente, mas em associação com uma boa abordagem médica e muitas vezes multiprofissional.


Dr. Jonathan Jerias Fernandez
CRM: 120699
RQE: 37650


Fontes:
https://www.inca.gov.br/programa-nacional-de-controle-do-tabagismo
https://www.drjonathanpneumo.com.br/tabagismo


Busque Tratamento!


POSTS RELACIONADOS
SAIBA MAIS SOBRE INFLUENZA (GRIPE)
Categoria: Pneumonia

O vírus da Influenza A (H3N2) causou o pior surto de gripe nos Estados Unidos da última década, já está circulando no Brasil , inclusive temos óbitos já confirmados.

Ler Post

SE VOCÊ SENTE FALTA DE AR, CANSAÇO AOS ESFORÇOS,
CHIADO NO PEITO OU TOSSE

Agende já a sua avaliação respiratória e melhore sua saúde e qualidade de vida.